Como dividir a estrada com motocicletas: 10 dicas vitais que todo motorista deve saber
De acordo com Folha de São Paulo, morte do acidente de mortes bate recorde em 2022. Embora alguns desses acidentes tenham ocorrido com um único veículo, muitos envolveram automóveis. Como motoristas de carros, caminhões, vans e SUVs, temos a responsabilidade não apenas de compartilhar a estrada, mas também de tomar medidas proativas para aumentar a segurança dos motociclistas que encontramos em nosso caminho.
Houve um aumento notável no número de motocicletas nas estradas nos últimos anos, em parte causado pelo aumento dos preços do combustível. Muitos motoristas trocaram seus carros por motocicletas supereficientes em um esforço para diminuir o consumo de combustível . Esse movimento tem levado a um grande número de motociclistas inexperientes, muitos dos quais se envolvem em acidentes com automóveis.
Os motoristas devem estar cientes de que as motocicletas podem ser encontradas em todos os tipos de estradas. Muitos acidentes envolvendo motocicletas e automóveis são culpa do motorista do automóvel. Além de estar constantemente ciente de que um motociclista pode estar próximo ao seu veículo, aqui estão dez coisas que você pode fazer para ajudar a manter os motociclistas e a sua segurança:
7 coisas que todo motorista que acabou de comprar CNH deve saber sobre compartilhar a estrada com motocicletas 1 Sempre verifique seus pontos cegos! Esta é possivelmente a razão número um para acidentes envolvendo motocicletas e carros. As motocicletas são menores do que outros veículos e podem ser ainda mais difíceis de detectar ao entrar ou mudar de faixa.
A forma da motocicleta e do piloto também tem maior probabilidade de se misturar às imagens que você vê nos espelhos retrovisores e laterais do que a de um automóvel grande. Não se apresse antes de entrar e dedique vários segundos para procurar cada um dos pontos cegos do seu carro antes de prosseguir com a manobra pretendida. Verifique este guia em vídeo para garantir que seus espelhos retrovisores estejam ajustados corretamente:
Seja extremamente cauteloso ao passar.
É lícito ultrapassar uma motocicleta da mesma forma que faria com um automóvel, desde que você esteja dirigindo em um trecho de estrada que permite a ultrapassagem; no entanto, a rajada de vento resultante do aumento da velocidade ao passar pode fazer com que a motocicleta fique instável e jogue o motociclista para fora da estrada. Certifique-se de sinalizar sua intenção de ultrapassar um motociclista mais lento usando o sinal de conversão à esquerda. Certifique-se sempre de estar vários carros à frente da motocicleta antes de retornar à sua faixa.
Lembre-se de que as motocicletas reagem mais rapidamente do que os carros.
Certifique-se de manter uma distância adequada atrás das motocicletas. Bater na traseira de uma motocicleta pode ser fatal para o motociclista, especialmente se você dirige um veículo grande e pesado.
Aviso meteorológico
Aviso meteorológico: o mau tempo tem efeitos mais drásticos sobre os motociclistas do que sobre os condutores de automóveis. A chuva e o clima de inverno, em particular, podem tornar quase impossível para o motociclista continuar a viajar. As condições de vento podem dificultar o controle do veículo na estrada pelos motociclistas. Lembre-se também de que as condições meteorológicas muitas vezes reduzem sua própria visibilidade e podem tornar as motocicletas mais difíceis de ver.
Andar à noite pode ser traiçoeiro para os motociclistas.
Andar à noite pode ser traiçoeiro para os motociclistas. Ajude os motociclistas a se manterem seguros após o anoitecer , aumentando a distância de seguimento, certificando-se de que os faróis altos estejam desligados quando você perceber uma motocicleta se aproximando e evitando ultrapassá-los.
Fique na sua pista.
As motocicletas têm direito legal à sua própria faixa de tráfego. Em nenhuma situação você está autorizado a dirigir seu automóvel na mesma faixa e próximo a uma motocicleta. Não importa quão pequenos sejam esses veículos ou quanto espaço extra pareça haver, compartilhar uma única faixa com uma motocicleta é uma receita para um acidente e ilegal.
Informe os motociclistas da sua intenção de virar.
Inicie o sinal de direção mais cedo do que faria normalmente quando souber que há uma motocicleta dirigindo atrás de você. Além de ser cortês, ajuda a reduzir os engavetamentos envolvendo motocicletas.
Os cruzamentos são zonas de perigo.
Muitos acidentes com veículos que envolvem automóveis e motocicletas ocorrem em cruzamentos, principalmente em cruzamentos cegos. Sempre siga o protocolo de segurança para cruzamentos toda vez que se aproximar de um: pare completamente, observe e obedeça aos sinais e sinais de trânsito, olhe para os dois lados para o tráfego que se aproxima e prossiga devagar.
Preste atenção para virar motocicletas.
Os indicadores de direção com cancelamento automático não se tornaram padrão em motocicletas até o final dos anos 1970. Ainda existem muitas motocicletas na estrada hoje que não têm os piscas com cancelamento automático aos quais estamos acostumados. Se você perceber que uma motocicleta está dirigindo com uma seta ativada por uma distância anormal, aumente sua distância de seguimento para ter tempo de reagir sempre que o motociclista decidir virar.