MInha casaTecnologia

Conectividade e entretenimento: como integrar todos os seus dispositivos

Conectividade, automação e diversão em todos os cantos da casa com soluções simples e acessíveis

Com o avanço da tecnologia e a popularização dos dispositivos inteligentes, a experiência de entretenimento em casa passou por uma revolução. O maior exemplo disso é a sincronia entre TV e aplicativos, que te permite assistir às suas obras favoritas em vários locais. 

Mas essa sincronia vai além do streaming, pois hoje é possível criar um ambiente altamente conectado e personalizado. Você pode reunir smartphone, sistema de som, TV e, inclusive, assistente virtual para funcionarem integrados e, portanto, como se um só sistema fosse. 

Imagine assistir a um vídeo no smartphone e ouvir o áudio sair do sistema de som da sala? Ter uma Alexa e mantê-la conectada a esse sistema e constatar que os seus comandos são realmente ouvidos — e obedecidos — é simplesmente o máximo, não é mesmo? Isso é possível com esses dispositivos, o que não só otimiza a conectividade, como também facilita a nossa vida.

Se você quer mudar o modo como consome conteúdo e se divertir, deixando sua casa mais conectada, venha conosco e vamos te mostrar como fazer isso.

Integração para todos os gostos: conectividade como base

Não foi à toa que o título deste texto começou com a palavra “conectividade”: ter uma boa conexão de internet é fundamental para esse plano. Sem internet e conexão Wi-Fi estáveis, você terá problemas para deixar seus aparelhos em sincronia.

Antes de mais nada, escolha uma rede Wi-Fi estável e uma conexão de internet de qualidade. Dê preferência a modems com múltiplas antenas e conexão com pelo menos 300 MB. Caso você tenha uma casa grande e bem ampla, além de múltiplos e diversos aparelhos conectados ao mesmo tempo — caixas de som, consoles, smart TVs, tablets, lâmpadas inteligentes, entre outros —, uma ideia inteligente e eficiente é usar mais de um modem para efetuar essa conexão.

Uma conexão fraca pode comprometer toda a experiência. Por isso, faça testes na sua conexão, verifique a confiabilidade do provedor e o alcance do modem.

Controle centralizado

Imagine poder controlar a iluminação da sala, iniciar o streaming da sua série favorita na TV, ajustar o volume das caixas de som e conferir a previsão do tempo — tudo isso pelo celular ou com um comando de voz. 

Esse é o conceito por trás da ideia de “controle centralizado”, no qual um só aparelho funciona como um “hub”. Através dele, você pode fornecer comandos e ativar, desativar ou controlar todos os seus aparelhos mesmo estando fora de casa.

Os principais equipamentos que fazem esse tipo de integração são Google Home, Apple HomeKit e Amazon Alexa. Eles permitem que você conecte e controle múltiplos dispositivos a partir de um único app ou assistente de voz. 

Você pode simplesmente dar comandos de voz para acender luzes, controlar temperatura do refrigerador, abrir ou fechar persianas e dar outros comandos.

Por outro lado, você precisa de aparelhos que suportem essa tecnologia, como lâmpadas, refrigeradores e micro-ondas inteligentes.

Streaming em várias telas

Como vimos no início do texto, o maior avanço na experiência de entretenimento é a possibilidade de assistir a conteúdos em diferentes telas. Ou seja, você pode começar a ver seu filme favorito na sua TV e terminar no smartphone, recomeçando do ponto em que parou. 

Serviços como Netflix, YouTube, Prime Video, Disney+ e Spotify oferecem integração com smart TVs, celulares, tablets e até assistentes de voz. Com isso, eles também permitem que você possa executar seu filme favorito apenas dizendo o nome para o seu assistente pessoal.

Além disso, tecnologias como Google Cast (Chromecast) e AirPlay, da Apple, facilitam o envio de conteúdo de um dispositivo para outro. Você pode até enviar esse conteúdo para seus amigos sem precisar ter acesso físico à sua TV.

Sincronização de áudio e vídeo

Nada mais frustrante do que ligar a TV, o home theater, o console e ter que usar três controles diferentes ou ficar alternando entradas. Mas até mesmo os sistemas de som podem ser integrados apenas com um dispositivo.

Google Assistant, Siri e Alexa — assistentes virtuais — são superaliados, então, nessa funcionalidade. Com eles, você pode usar comandos como “Alexa, assistir Stranger Things” ou “Ok, Google, tocar jazz na sala”, e ver toda a engrenagem tecnológica funcionar automaticamente nos bastidores.

Para quem gosta de um visual limpo e sem fios, soluções como soundbars com subwoofers sem fio, projetores smart e dispositivos de automação via Wi-Fi (sem necessidade de hubs físicos) tornam o ambiente mais funcional e esteticamente agradável.

Em suma, hoje você pode automatizar a sua casa com um visual minimalista e praticamente sem nenhum gasto. Basta apenas o seu smartphone, alguns programas, uma assistente virtual e você terá diversão garantida com praticidade e até mesmo a segurança de controlar seus dispositivos mesmo estando longe de casa.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo