Diversas

África Austral: dicas para conhecer as belezas culturais do continente

Composta por alguns dos destinos mais emblemáticos do continente, a África Austral oferece uma infinidade de experiências e cenários muito diversificados. Alguns dos países que fazem parte dessa região são África do Sul, Angola, Botsuana, Essuatíni, Lesoto, Namíbia, Zâmbia e Zimbábue.

Em uma viagem à África Austral, você poderá fazer safáris para avistar os Big 5 (leão, elefante, búfalo, leopardo e rinoceronte) em famosos parques nacionais como o Kruger, curtir um passeio 4×4 nas deslumbrantes dunas do Deserto do Namibe, maravilhar-se com uma das maiores e mais espetaculares quedas d’água do mundo, as Cataratas Vitória, e muito mais. 

África Austral: dicas para viajar por essa porção do continente, conhecendo suas belezas culturais e naturais

Combine países

Para quem tem disponibilidade de tempo, uma boa dica é visitar dois ou mais países em uma mesma viagem para a África Austral. O roteiro pode, por exemplo, passar pela África do Sul, Essuatiní e Lesoto ou, então, por Botsuana, Zimbábue e Zâmbia. Essas são apenas algumas sugestões; há outras muitas possibilidades.

Participe de festivais musicais

Os países da África Austral contam com festivais musicais muito bem organizados e com ótima infraestrutura. Esses eventos ocorrem em diferentes épocas do ano e atraem multidões de várias partes do mundo. O Bush Fire, um dos maiores e mais populares festivais de música da África, ocorre todos os anos em Essuatíni, normalmente no final de maio. Outro festival muito interessante é o Maletsunyane Braai, realizado em Lesoto, próximo às Cachoeiras Maletsunyane, geralmente no início de dezembro. 

Viva imersões culturais

Para conhecer a cultura de um local, nada melhor do que experimentar sua gastronomia, arte, dança, música, cerimônias e rituais. Na cultura africana, os rituais desempenham um papel fundamental, sendo símbolo de identidade cultural e conexão com o mundo espiritual. Assim como em outros continentes, cada país do continente africano tem suas próprias características. Como visitante, é importante demonstrar respeito ao que é mostrado, sempre pedindo licença para participar, assistir, fotografar e filmar. 

Desprenda-se de velhos estereótipos 

Deixe para trás os velhos estereótipos de que “África é só safári” ou, pior, “na África só tem pobreza”. Tanto na porção austral quanto em outras regiões do continente, há uma abundância de riquezas naturais e culturais que precisam ser reconhecidas. Viajando para a África, você irá testemunhar com os próprios olhos a diversidade de paisagens, idiomas e manifestações culturais, além de conhecer um dos povos mais receptivos e calorosos do planeta.

Desfrute das belezas naturais

Montanhas, praias, cachoeiras, cataratas, desertos e grandes savanas são apenas algumas das muitas maravilhas naturais que a África Austral tem a oferecer. Indo além da contemplação, muitos desses lugares convidam os visitantes à interação. É o caso, por exemplo, da ponte Bloukrans, no alto de uma montanha da África do Sul, onde está localizado o maior Bungee Jump de ponte do mundo. Outro exemplo é um safári a bordo de um mokoro (tipo de canoa) no Delta do Okavango, o maior delta do mundo, situado em Botsuana. 

Quer conhecer a África Austral e seus encantos?

Conte com a Adventure Club, uma das primeiras agências de viagens do Brasil especializadas em turismo de natureza e turismo cultural, para viver essa experiência. Sugestão de roteiro: África do Sul, Essuatíni e Lesoto, uma viagem cuidadosamente planejada para que você mergulhe em culturas vibrantes, crie conexões genuínas e viva momentos emocionantes.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo