AlimentosEstilo de vidaFood

Alternativas para quem quer reduzir o consumo de óleo no dia a dia

Está procurando alternativas para substituir o óleo na cozinha? Confira dicas práticas para manter o sabor

Quando você pega uma panela para fazer uma receita, na maioria das vezes o primeiro ingrediente é o óleo; afinal, muitas receitas precisam desse componente. 

Existem diferentes tipos de óleo, e não apenas aquele que compramos no mercado. Alguns são considerados saudáveis e outros não. E é justamente por isso que você deve prestar atenção ao seu consumo diário, para evitar problemas cardiovasculares. Procurar alternativas para cozinhar também é um ótimo caminho.

Além disso, a comida pode ser preparada de diversas formas. Nós temos hoje diferentes tipos de eletrodomésticos na cozinha que tornam o processo de cozinhar mais leve e otimizado, como a Airfryer.

Os melhores óleos para usar na cozinha

O azeite é um dos melhores óleos para cozinhar, pois ele preserva bem as propriedades em altas temperaturas. Além disso, ele tem propriedades antioxidantes e menor quantidade de gorduras saturadas (as gorduras ruins).

Esse óleo é uma das bases da dieta do mediterrâneo, associada ao bem-estar e a longevidade. Ele reduz o colesterol, previne doenças do coração e ainda ajuda o cérebro a funcionar melhor.

Outro aliado na cozinha é o óleo de abacate, já ouviu falar? Ele não é tão popular, mas é rico em ômega 3, 6 e 9, previne diabetes, Alzheimer, pressão alta e ainda é bom para o cabelo. Ele pode ser usado para preparar carne grelhada, pães, massas, molhos e temperos para saladas.

Por fim, uma última dica de óleo saudável para você substituir o óleo de girassol é o de canola. Quando o assunto é fritura, ele é o campeão. Um diferencial desse óleo é que ele é rico em ácido oleico, que aumenta o colesterol bom. Além disso, é superversátil, podendo ser usado para frituras, bolos, saladas, tortas e outros preparos.

Alternativas para reduzir o consumo de óleo na cozinha

Como mencionado, existem óleos bons que podem ser usados no preparo das refeições. Mas é legal conhecer alternativas e outras formas de cozinhar. Dessa forma, você pode explorar outros tipos de sabores e preparos.

Dê uma chance para a Airfryer e as panelas antiaderentes

Se você ainda não tem uma Airfryer, é hora de considerar comprar uma. Ela garante o preparo de pratos saudáveis mantendo o sabor e os nutrientes. O preparo nesse eletrodoméstico dispensa óleo, reduzindo o teor de gordura.

As panelas antiaderentes também são outro achado. Com elas, você não precisa nem de óleo nem de manteiga para cozinhar. Se for fazer uma carne, ela vai soltar uma gordura natural que vai ser usada no lugar do óleo.

Prefira carnes e legumes grelhados

Uma das formas mais saudáveis de consumir carne e legumes é na grelha. Essa alternativa reduz as calorias do alimento e ainda aumenta o sabor. Os preparados ficam tão gostosos como se fossem fritos.

Acrescente um pouco de água para ajudar na fritura

Dependendo do tipo de preparo e da panela, você pode usar um pouco de água para ajudar no preparo. Isso ajuda a cozinhar o alimento e substitui a fritura. Um grande exemplo é o preparo do ovo pochê, feito diretamente na água sem a necessidade de muito óleo.

Evite cozinhar com óleo velho ou muito aquecido

Um dos cuidados é evitar deixar o óleo esquentar demais para fazer uma fritura, por exemplo. Quando isso acontece, ele muda suas propriedades e fica com características ruins. Nem é preciso dizer que o óleo usado também tem propriedades ruins, ne?

Use papel manteiga

Esse queridinho da culinária evita que os alimentos fiquem grudados nas formas. Mas ele pode ir além no preparo. Você pode usar o papel ,manteiga para substituir a manteiga na hora de untar bolos, cookies e doces.

Prefira o azeite

Sempre que puder, prefira usar azeite na hora de preparar as refeições. Ele é a opção mais saudável e tem propriedades benéficas para o organismo. É uma questão de adaptação e criatividade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo