Negócios

Combinação de negócios em M&A: o que é e principais tipos

A combinação de negócios é uma estratégia para empresas que desejam realizar uma fusão ou aquisição para expandir suas operações e aumentar seu market share (fatia de mercado).

Na verdade, esses são apenas alguns dos motivos que levam empresários a unirem forças com outras marcas.

Por envolver operações complexas, é preciso conhecer em detalhes o que é combinação de negócios, quando acontece e como calcular seu resultado para confirmar se foi realmente uma boa estratégia.

Aproveite este texto para aumentar seu conhecimento sobre o assunto!

O que é combinação de negócios?

A combinação de negócios é uma transação que une as operações de duas ou mais empresas. De modo geral, representa fusões e aquisições completas ou parciais de negócios.

Os motivos por trás da decisão de unir forças com outras marcas variam, e podem ser:

  • reduzir custos operacionais;
  • expandir a presença geográfica;
  • adquirir patentes, tecnologias, conhecimento e competências;
  • aposentadoria e falta de sucessor;
  • reduzir a concorrência;
  • aumentar o mix de produtos e serviços.

A combinação de negócios é uma operação complexa, pois envolve uma análise detalhada sobre a outra empresa e conversas para alinhar expectativas e negociar valores, regras e cláusulas do contrato.

Esse processo é definido e regulamentado pelo Comitê de Pronunciamento Contábil – CPC 15.

Tipos de combinação de negócios

Existem categorias variadas de combinação de negócios, mas as mais comuns são fusão; aquisição de ações ou participações; aquisição patrimonial; joint venture; e aliança estratégica.

Conheça as diferenças entre cada tipo.

Fusão

A fusão é a união entre duas ou mais empresas que formam uma nova sociedade (novo CNPJ) e combinam ativos, passivos e operações.

Aquisição

A aquisição é a compra total ou parcial de uma empresa por outra. Ela acontece com obtenção de ações ou participações ou de patrimônio, o que envolve bens, direitos e obrigações (passivos) do negócio.

A organização adquirida pode se dissolver ou continuar com a mesma marca, a depender da estratégia dos investidores.

Joint Venture

A joint venture acontece quando duas ou mais empresas formam uma nova entidade para uma atividade ou um projeto específico em comum, por tempo limitado. As entidades não perdem sua identidade própria e visam ao desenvolvimento mútuo para alcançar determinado resultado.

Aliança estratégica

A aliança estratégica funciona como uma joint venture, mas sem a formação de uma nova entidade.

Cada tipo de combinação de negócios tem regras e normas específicas e, por isso, é de vital importância ter profissionais qualificados e experientes em M&A para guiar todo o processo e atender às implicações legais.

Quando a combinação de negócios é feita?

A combinação de negócios é feita quando as empresas envolvidas têm objetivos em comum e potencial de obter grandes vantagens competitivas com a operação.

As estratégias e finalidades mais comuns para uma combinação de negócios são:

  • ganho de participação de mercado, que ajuda a ter mais escala e posicionamento mais forte e sólido no segmento de atuação;
  • economia de escala, que permite que empresas com sinergias parecidas combinem recursos, tecnologias e conhecimentos para melhorar a eficiência operacional;
  • diversificação do mix de produtos/serviços, que possibilita à empresa expandir seu portfólio e atingir novos públicos e mercados;
  • redução de custos operacionais, que contribui para negócios unirem operações para baratear seus gastos;
  • maior capacidade de investimento, que gera expansão de pesquisas e desenvolvimento de produtos/serviços, ampliação das campanhas de marketing, entre melhorias em outros setores;
  • expansão geográfica, que ajuda as empresas a alcançarem novos clientes dentro e/ou fora do país.

Como fazer uma combinação de negócios?

Para fazer uma combinação de negócios, conte com a experiência e o conhecimento de mercado dos consultores de M&A (fusões e aquisições). Além de intermediarem todas as etapas da transação, têm a capacidade de identificar boas oportunidades (e fugir das ruins).

A assessoria de M&A contribui para maximizar as sinergias entre as empresas e reduzir os riscos envolvidos com foco em tornar a operação benéfica e rentável para todos os envolvidos.

Fonte: Capital Invest, uma das principais boutiques de M&A no Brasil, com quase 20 anos de experiência em assessoramento financeiro para avaliação, compra e venda de empresas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo