Hábitos para manter a casa organizada mesmo com uma rotina agitada
Organize sua casa sem esforço: veja como pequenas ações diárias fazem toda a diferença na rotina
Manter a casa limpa e bem arrumada impacta não só no bem-estar, mas também na saúde mental e no tempo. Uma casa organizada poupa mais tempo no dia a dia. O preparo da janta pode ser mais eficiente com um fogão limpo, por exemplo.
Com a rotina agitada, manter a organização pode parecer desafiador, mas com hábitos básicos e a contribuição de cada membro da família, tudo fica mais fácil, sem sobrecarregar ninguém.
Cultive pequenos hábitos
Somos seres de hábitos e eles governam a nossa rotina — e você pode aplicar esse princípio para facilitar a organização da sua casa. Cultive pequenos hábitos de arrumação para tornar a limpeza e a organização mais leve. Confira alguns exemplos.
- Arrume a cama ao acordar: esse gesto simples traz uma sensação de ordem para o quarto e é uma ótima forma de começar o dia. Seu quarto vai parecer mais arrumado.
- Organize a cozinha enquanto prepara a comida: você pode ir lavando as vasilhas, limpando o balcão, guardando a louça e limpando a pia para evitar o acúmulo de tarefas.
- Guarde o que usou: não deixe os objetos jogados pela casa, a regra é clara: usou, guardou. Dessa forma, você não precisará procurar onde deixou na próxima vez que for usar.
- Deixe o cômodo que você entrou melhor do que ele saiu: crie o hábito de arrumar o cômodo sempre que estiver nele, seja guardando objetos espalhados, limpando rapidamente a bancada ou dobrando as roupas.
Essas pequenas ações evitam o acúmulo de bagunça ao longo do dia e melhoram o aspecto do ambiente. Além disso, guardar os objetos no lugar facilita na hora de encontrar o que você precisa e evita que você perca tempo procurando.
Use a regra dos 10 minutos
Essa prática consiste em destinar 10 minutos para uma “faxina” superficial na casa, a fim de manter as coisas em ordem e evitar estresse. Dessa forma, você pode escolher um cômodo da casa para arrumar. Um dia você se dedica à cozinha, no outro à sala ou ao quarto, e assim por diante. Manter a constância dessa regra vai trazer mais ordem e tornar sua rotina mais produtiva.
Divida as tarefas
Não se esqueça: você não está sozinha. Delegar tarefas é muito importante, pois reafirma a responsabilidade de cada um em manter o ambiente organizado. As tarefas precisam ser compartilhadas entre adultos e crianças, de acordo com o grau de maturidade.
Crianças pequenas, por exemplo, podem recolher os brinquedos e guardar as roupas sujas no cesto. As maiores podem ajudar com tarefas simples, como lavar e enxugar a louça.
Para dividir as tarefas entre o casal, faça um cronograma de tarefas e leve em conta o que cada um gosta mais de fazer. Assim fica mais fácil distribuir as atividades do cronograma e ninguém vai se sentir sobrecarregado.
Evite o acúmulo
Para manter a casa organizada, é preciso evitar o acúmulo de objetos desnecessários. O excesso de itens não compromete só o visual do local, mas também a funcionalidade da casa e a energia do ambiente. Alguns exemplos de itens que não devem ser guardados são:
- eletrodomésticos que não estão funcionando;
- livros antigos ou sem aplicação;
- brindes e outros itens que não têm valor afetivo;
- cabos e carregadores que não têm mais uso;
- vasos de planta que estão quebrados;
- móveis e objetos sem uso.
Pratique o desapego
Você é do tipo que sofre quando precisa se desfazer de algum objeto? Se desapegar dos itens que você não usa mais é uma ótima forma de abrir mais espaço na sua casa e manter a organização.
Avalie por cômodo quais são os objetos que você pode se desapegar. Vá categorizando e veja se faz sentido mantê-los, se você ainda precisa deles ou se podem ser descartados ou doados. Você pode doar para quem precisa, fazer um bazar beneficente ou vender as peças em um brechó.