Negócios

Olhando além do diploma para funcionários que causarão impacto

Os graduados da faculdade são sabe-tudo. Prefiro fazer tudo. Para os gestores o que importa é contratar os dois tipos de funcionários: os com mais escolaridade e os com mais experiência. Aqui está o porquê.

Investimento em valor para RH

Uma empresa de dados financeiros e um princípio-chave de investimento é comprar na baixa e vender na alta. As pessoas vão para a faculdade para aumentar seu valor e, quando você contrata um funcionário altamente qualificado, definitivamente está comprando caro. Comprar um diploma universitário adiciona cerca de R$ 20.000 ao salário de um funcionário e um MBA adiciona R$ 45.000 adicionais anual.  

Considerar o nível de educação do candidato , provavelmente porque há evidências claras de que funcionários com níveis mais altos de educação têm melhor desempenho. Minha experiência é que esse aumento de desempenho não justifica o custo, por isso faço questão de perguntar aos candidatos como eles aplicaram sua educação. Muitas vezes eles não têm bons exemplos e, para mim, isso é um sinal de alerta. 

Construindo Equipes Transformadoras

O cenário de negócios está se transformando rapidamente ao nosso redor, e a tecnologia está evoluindo mais rápido do que a maioria das empresas consegue acompanhar. Os princípios de negócios tradicionais que você pode aprender em um livro didático sempre se aplicam até certo ponto, mas a velocidade com que os modelos de negócios estão evoluindo sugere que o que você aprende na escola pode estar desatualizado quando sai da boca do professor.

É importante construir uma equipe que lide proativamente com o cenário volátil que agora chamamos de finanças. Você deve procurar pessoas que, como disse a Apple , “Pense Diferente”. Para ser franco, corro na direção oposta dos MBAs. O ensino superior, em muitos casos, ensina você a pensar dentro de uma caixa e não cria os pensadores inovadores que têm o potencial de transformar os negócios. Se você deseja construir um negócio que faça a diferença, contrate funcionários que pensem de forma diferente. 

Aqui estão algumas das razões pelas quais eu recrutaria um desistente em um MBA:

  • Os azarões se esforçam mais e estão ansiosos para aprender.
  • Os desistentes não têm medo de falhar.
  • Aqueles que são autodidatas entendem o poder do crescimento incremental. Eles não ficam loucos, fazem as coisas passo a passo e crescem mais rápido.
  • Um histórico único leva a habilidades únicas de resolução de problemas.
  • Aqueles que não seguiram o caminho do status quo não têm medo de desafiar o status quo e balançar o barco (ou virar o barco).  
  • Esquivar-se da cultura da sala de aula encoraja grandes ideias, fala e execução.

Esse é o tipo de funcionário que te surpreende a cada dia, e uma equipe com essa atitude causa impacto.

Existe uma enorme desconexão entre o que aprendemos na escola e sua aplicação no mundo real quando saímos dela. Eu sou a prova viva disso. Nada do que aprendi em meu programa de Empreendedorismo me preparou para as provações de abrir um negócio. Um diploma nem sempre é a resposta.

Aqui estão algumas maneiras pelas quais você e sua equipe de RH podem se afastar do viés do diploma e chegar a uma equipe mais impactante:

1. Configure sua cultura para causar impacto.

Você precisa construir um ambiente que incentive o pensamento inovador e as grandes ideias. Caso contrário, a contratação fora do diploma não funcionará. Seus funcionários se sentem à vontade para falar? Eles se sentem estúpidos quando falham? Você segura “e se?” sessões de brainstorming? Você banca o advogado do diabo ou cai no pensamento de grupo? Seus funcionários desafiam as ideias uns dos outros? Mudar o foco de diplomados para grandes pensadores requer um ambiente de aceitação.

2. Não coloque um diploma na primeira caixa que você marcar.

Obviamente, considere a função (contadores e seu departamento jurídico estão em uma liga própria), mas, em geral, se você estiver selecionando funcionários com base em um diploma universitário, pare. Você está perdendo grandes pensadores que podem transformar seus negócios.

3. Descubra como os candidatos resolvem problemas.

Procure pensadores criativos que abordam os problemas de maneira diferente. Certifique-se de incluir perguntas da entrevista e quebra-cabeças/cenários interativos que desafiem os candidatos a resolver problemas. Aqueles que te surpreendem? Contrate-os.

4. Pergunte como eles imaginam a evolução da empresa.

Se você está indo para lugares grandes, precisa de grandes pensadores para chegar lá. Não subestime funcionários iniciantes ou estagiários. Encorajo o pensamento inovador em todos os níveis da minha organização porque cada funcionário traz uma perspectiva única. Não construa uma equipe que apenas faça seu trabalho – contrate funcionários que entendam sua trajetória, acreditem em sua visão e falem sobre ideias não convencionais que lubrificam as engrenagens.

Acabei de contratar um desenvolvedor de back-end sem diploma de ciência da computação e não poderia estar mais animado. Sei que ele abordará os problemas de maneira única, antecipará novas tendências em tecnologia e escreverá códigos engenhosos que levarão nossos recursos e funcionalidades para o próximo nível. Não estou brincando quando digo que estou interessado em contratar alunos do ensino médio e desistentes da faculdade. Espero que você também considere isso.

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