Sem categoria

Qual o papel do psicólogo comportamental?

A psicologia comportamental ajuda os cientistas a compreender a relação entre os comportamentos e a mente humana. O condicionamento e outros conceitos desenvolvidos pelos cientistas continuam a moldar a forma como aprendemos, ensinamos e treinamos humanos e animais. Os psicólogos comportamentais aplicam esses conceitos para ajudar os pacientes a formar hábitos melhores e a conviver com vícios e distúrbios, e aprender mais sobre esse campo pode ajudá-lo a melhorar suas qualificações ao procurar um emprego.

Neste artigo, explicamos o que é psicologia comportamental e exploramos alguns de seus importantes conceitos e aplicações.

O que é psicologia comportamental?

A psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, é o estudo da mudança do comportamento humano por meio de análise e terapia online. A teoria por trás da psicologia comportamental considera o ambiente de um indivíduo ao determinar ou analisar seu comportamento. A aprendizagem ocorre quando o comportamento recebe reforço, seja ele positivo ou negativo. Os terapeutas da área da psicologia comportamental buscam mudar a forma como as pessoas reagem ao ambiente, o que pode ajudar a mudar seus comportamentos.

Formação e especialização

Para se tornar um psicólogo comportamental, é necessário obter formação acadêmica em psicologia e, em seguida, especializar-se nessa abordagem específica. Eles estudam teorias comportamentais, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e outras técnicas para ajudar os pacientes a lidar com problemas emocionais e comportamentais.

Quais são as funções do trabalho de um psicólogo comportamental?

Um psicólogo comportamental trabalha com clientes individualmente ou em grupos, analisando um comportamento problemático e desenvolvendo um plano para mudá-lo. Aqui estão algumas funções de trabalho que eles normalmente desempenham:

  • Observação: Um psicólogo comportamental primeiro coleta informações sobre os estímulos que causam um determinado comportamento. Isso inclui entrevistar ou observar o cliente em um ambiente específico.
  • Desenvolvendo um plano de tratamento: O psicólogo considera quais princípios do behaviorismo seriam mais eficazes para ajudar o paciente a mudar seu comportamento e planeja como eles podem aplicar esses princípios nas sessões de terapia e na vida diária.
  • Consultoria: O psicólogo comunica um plano de tratamento ao paciente e a quaisquer familiares ou professores que possam ajudar a implementá-lo. Eles podem dar feedback e o psicólogo ajusta o plano para garantir que todos concordem e trabalhem em direção aos mesmos objetivos.
  • Fornecimento de terapia: O plano de tratamento pode envolver sessões de terapia nas quais o psicólogo fornece ao paciente mecanismos de enfrentamento ou exposição suave a estímulos para ajudá-lo a praticar melhores respostas.
  • Avaliando a terapia: O psicólogo avalia a eficácia do plano de tratamento e o ajusta após consultar o cliente e outras partes.
  • Contribuindo para a pesquisa: O psicólogo utiliza suas experiências com pacientes para compreender melhor os comportamentos humanos e pode trabalhar com pesquisadores para experimentar novas técnicas ou atualizar práticas terapêuticas.

O Papel do Psicólogo Comportamental

Avaliação e diagnóstico

O psicólogo comportamental começa por realizar uma avaliação detalhada do paciente. Isso envolve a coleta de informações sobre o histórico pessoal, emocional e comportamental do indivíduo. O objetivo é identificar padrões de comportamento que possam estar contribuindo para os problemas enfrentados pelo paciente.

Desenvolvimento de estratégias de tratamento

Com base na avaliação, o psicólogo comportamental desenvolve estratégias de tratamento personalizadas. Isso pode envolver a aplicação de técnicas da TCC, treinamento de habilidades sociais, modificação de comportamentos indesejados e a introdução de reforços positivos para promover comportamentos saudáveis.

Terapia individualizada

A terapia comportamental é frequentemente realizada em sessões individuais. Durante essas sessões, o psicólogo trabalha em estreita colaboração com o paciente para ajudá-lo a entender e modificar seus comportamentos problemáticos. O foco é no presente e no futuro, com o objetivo de promover mudanças positivas.

Acompanhamento e apoio contínuo

O trabalho do psicólogo comportamental não se limita às sessões de terapia. Eles também oferecem acompanhamento contínuo para garantir que os progressos sejam mantidos e que os pacientes tenham o apoio necessário para enfrentar desafios futuros.

Qual é o foco da psicologia comportamental?

A psicologia comportamental concentra-se em fatos observáveis, como comportamentos humanos, em vez de processos de pensamento, emoções ou motivações. Isto envolve medir comportamentos externos, analisar como eles correspondem aos estímulos ambientais e, em seguida, usar o condicionamento para moldar ou remodelar essas reações. A psicologia comportamental pode ser uma abordagem útil para a pesquisa psicológica porque os pesquisadores podem aplicar o condicionamento e medir as mudanças no comportamento externo com mais facilidade do que podem medir os estados internos. Os psicólogos comportamentais trabalham com dois tipos de condicionamento, que são o condicionamento clássico e o operante. Aqui está o que cada um envolve:

1. Condicionamento clássico

Ivan Pavlov foi o cientista responsável pela descoberta do condicionamento clássico. O condicionamento clássico reconhece que os indivíduos dão uma resposta natural a um estímulo natural. Um exemplo disso é um cachorro que começa a salivar como resposta natural ao ver comida, que é o estímulo natural. Quando você combina um estímulo e uma resposta naturais com um estímulo neutro, o estímulo neutro pode provocar por si só uma resposta natural semelhante. Um exemplo inicial disso é:

  • Estímulo natural: um cachorro vê comida.
  • Estímulo neutro: O cão também ouve um tom auditivo, como uma campainha ou apito.
  • Resposta natural: O cão começa a salivar.

Eventualmente, o cão pode começar a salivar ao som do tom sem ver a comida porque seu treinamento o leva a responder dessa forma.

2. Condicionamento operante

O condicionamento operante busca usar consequências para mudar um determinado comportamento e sua frequência. Para isso, utiliza reforço, punição e extinção. Existem dois tipos de reforços:

  • Positivo: A recepção de uma consequência positiva após um comportamento específico pode aumentar as chances de o comportamento acontecer novamente. Um exemplo disso pode incluir o recebimento de um cupom que lhe dá um desconto em sua próxima compra após fazer compras em uma loja.
  • Negativo: A remoção de uma consequência após um comportamento pode aumentar as chances de o comportamento acontecer novamente. Um exemplo disso pode ser o seu carro fazendo um barulho alto até você colocar o cinto de segurança.

Quais são as áreas especializadas da psicologia comportamental?

Os psicólogos podem aplicar os princípios da psicologia comportamental para encorajar novos comportamentos através de vários métodos, que alguns profissionais chamam de terapia cognitivo-comportamental. Aqui estão algumas áreas nas quais os psicólogos comportamentais podem se especializar:

Terapia comportamental

Os profissionais baseiam a terapia comportamental na teoria de que as pessoas aprendem comportamentos. A terapia comportamental funciona visando comportamentos falhos e buscando mudá-los. Envolve técnicas como dessensibilização sistemática e prevenção de exposição e resposta para ajudar os pacientes a desaprender comportamentos prejudiciais. Os psicólogos o utilizam para tratar muitos transtornos mentais, incluindo transtornos alimentares, transtornos de controle de impulsos e fobias.

Terapia cognitiva

Os profissionais baseiam a terapia cognitiva na ideia de que os processos de pensamento causam emoções e comportamentos. A terapia cognitiva envolve trabalhar para mudar os processos de pensamento que levam a comportamentos negativos ou crenças incorretas. Um terapeuta ou psicoterapeuta trabalha em estreita colaboração com o cliente para compreender sua situação e lhe dá ferramentas para mudar a forma como ele responde a certos pensamentos. A terapia cognitiva, em combinação com a terapia comportamental, pode ser eficaz no tratamento de transtornos por uso de substâncias, transtornos depressivos, transtornos de ansiedade e outras doenças mentais.

Análise comportamental aplicada

A análise comportamental aplicada, ou ABA, analisa o comportamento em função de suas consequências. Envolve ensinar novos comportamentos, segmentando-os em tarefas componentes gerenciáveis ​​ou recompensando comportamentos mais próximos do comportamento desejado. Os terapeutas podem usar técnicas ABA para ajudar clientes com autismo, ensinando habilidades sociais com instruções e dicas.

Técnicas de psicologia comportamental

Aqui estão alguns métodos de psicologia comportamental que terapeutas, conselheiros e professores podem usar:

  • Exposição e prevenção de respostas: envolve expor um indivíduo a um estímulo e trabalhar para prevenir mecanismos de enfrentamento inadequados.
  • Dessensibilização sistemática: envolve a exposição gradual de uma pessoa a um estímulo enquanto usa técnicas de relaxamento para reduzir o medo do estímulo.
  • Economia de tokens: Isso ajuda a moldar o comportamento, recompensando comportamentos positivos com tokens, como moedas ou estrelas douradas, que rendem a um indivíduo uma recompensa maior quando ele ganha um certo número de tokens.
  • Gestão de contingências: recompensa um indivíduo por comportamentos desejados com dinheiro, itens ou um voucher que ele pode resgatar.
  • Modelagem: envolve uma pessoa que aprende o comportamento adequado observando e depois imitando outra pessoa ou grupo de pessoas que executam o comportamento.
  • Encadeamento: É quando os psicólogos ensinam um novo processo, um passo de cada vez, para torná-lo mais gerenciável e compreensível para o indivíduo.
  • Modelagem: é assim que os profissionais recompensam comportamentos que estão cada vez mais próximos daquele que você deseja.
  • Solicitação: envolve fornecer uma dica visual ou verbal antes de executar o comportamento positivo para mostrar a uma pessoa uma resposta apropriada a uma situação específica.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo