Diversas

Tipos de ração para gato: como escolher a opção mais adequada? 

A idade, a raça e outras especificidades do animal podem influenciar na escolha

Quem tem um felino em casa sabe: basta ouvir o barulho do pote de ração que eles já se animam e correm ao encontro dos tutores. A hora da refeição é uma das mais esperadas do dia, mas pode se tornar um momento delicado se a ração escolhida pelo dono não for a mais adequada para o consumo do animal. 

A preocupação com a alimentação é muito comum, principalmente nos primeiros meses de vida, quando os tutores devem oferecer ração úmida para os gatos filhotes. O mesmo cuidado deve se manter ao longo da vida do animal, sempre respeitando as suas necessidades. Abaixo, você confere mais informações sobre os tipos de ração e como escolher a do seu pet! 

Conheça os principais tipos de ração

Na hora de comprar ração, é possível encontrar dezenas de opções no mercado. Mas qual a diferença entre os tipos? 

Premium

O nome desse tipo já remete à sua qualidade, que é bem superior em comparação às mais básicas do mercado. As rações premium são um pouco mais caras, mas oferecem bons níveis nutricionais e têm maior controle da qualidade da composição. 

Super premium

Esse é o tipo mais nobre disponível no mercado. As rações super premium contam com nutracêuticos que ajudam a proteger as articulações dos gatos, além de serem ricas em vitaminas e minerais. 

Seca

As rações secas são as que costumamos ver no dia a dia, com aquele grão mais tradicional. Elas ainda podem ser básicas, premium e super premium. Ou seja, rações de todos os tipos de “padrão” podem ser secas. 

Úmida

As rações úmidas, como o próprio nome indica, diferenciam-se por ter umidade maior na sua composição. Sua consistência é bem parecida com a dos sachês de petisco. O maior benefício da ração úmida é trazer mais hidratação para o animal. 

Medicamentosa

A ração medicamentosa é indicada para gatos com condições especiais, como doenças intestinais, alergias ou sobrepeso. A sua principal característica é que ela ajuda a tratar ao mesmo tempo que nutre o animal. 

O que considerar na hora da compra?

Agora que você já conhece os principais tipos de ração para gatos, deve estar se perguntando como escolher. A decisão deve partir da análise de alguns pontos importantes:

Idade

A idade dos bichanos influencia diretamente na escolha da ração que será oferecida. O ideal é sempre selecionar uma opção indicada para a sua faixa etária. Isso vai garantir que o animal não tenha dificuldade de mastigar os grãos e permaneça nutrido. 

Saúde

Gatos castrados ou com quadros específicos de saúde precisam de alimentação especial. Com a ração adequada, o animal pode ter benefícios que potencializam seu tratamento e bem-estar. 

Gosto do animal

Apesar de não falarem a nossa língua, os gatos dão indícios dos seus gostos, inclusive para ração. O ideal é testar opções e ficar atento a qual o animal mais gosta para incentivar o consumo. 

Qual é a melhor ração para o meu gato?

Como foi possível ver, não existe uma resposta única ou correta para essa pergunta. Ela vai variar muito de acordo com o seu animal e, inclusive, deve mudar ao longo da vida. Isso porque a alimentação acompanha o seu desenvolvimento e as suas novas necessidades. 

Para não errar na escolha, a dica é avaliar bem os tipos apresentados, compará-los com as especificidades do seu bichano e fazer testes. Assim, você consegue chegar a uma ração ideal, que ofereça tudo que o animal precisa e ainda seja saborosa para o seu paladar.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo